Intercâmbio

É possivel aplicar para Universidades depois de um “Gap Year” (ano sabático)?

Se o seu plano pós-ano sabático é continuar na Universidade, você precisará encontrar tempo para fazer essas inscrições.

Você pode se inscrever na Universidade enquanto ainda está no ensino médio, durante o ano sabático ou depois. Inscrever-se na Universidade após um ano sabático coloca você em uma grande vantagem, porque você poderá usar todos os insights obtidos em seu ano sabático para informar onde se inscrever e o que decidir estudar.

Como um ano sabático prepara você para a faculdade

O número de estudantes nos Estados Unidos que tiraram anos sabáticos disparou na última década. Uma razão clara para isso? Os alunos que fazem anos sabáticos emergem mais maduros, confiantes e preparados para a Universidade. 

De acordo com estudos recentes, os alunos do ano sabático obtêm GPAs mais elevados e assumem mais papéis de liderança do que os estudantes que vão direto para a Universidade após o ensino médio. Experimentar diferentes culturas e situações em um ano sabático faz com que você se adapte melhor a novos ambientes, como Universidades ou emprego. Os anos sabáticos também incentivam a mentalidade construtiva, o que desperta sua curiosidade e desejo de aprender ao longo da vida. 

De forma mais prática, um ano sabático pode tornar a Universidade mais acessível. Os estudantes que tiram um ano sabático têm maior probabilidade de se formar em menos tempo do que o estudante americano médio (quatro anos em vez de seis). Além disso, você pode avançar no curso ganhando créditos universitários durante o programa de ano sabático.

Inscrever-se após a Gap Year versus antes do Gap Year?

A vantagem de se inscrever na Universidade durante o ensino médio é que você está no mesmo cronograma que seus colegas e pode contar com a ajuda de seu orientador. A desvantagem é que você precisa apresentar inscrições para Universidades de alto nível na pressa do último outono. 

Se você estiver se inscrevendo para a faculdade durante ou após o intervalo, terá o benefício de canalizar em suas inscrições as auto descobertas que fez no ano sabático, tornando seus aplicações para a faculdade um reflexo melhor de quem você é e quem você espera se tornar na Universidade.

Dicas para se inscrever na faculdade durante ou após o Gap Year

Guarde seus registros e históricos escolares

Antes de tirar o ano sabático, é uma boa ideia conversar com o conselheiro do ensino médio sobre seus planos. Eles podem conhecer programas que podem ser adequados para você e podem guardar seus registros e transcrições com segurança até que você precise deles. Deve ser fácil para o seu conselheiro armazenar esses registros para você. 

Entre em contato com seu orientador no início do ano acadêmico para que ele possa reunir seus materiais de inscrição, caso você planeje se inscrever durante seu ano sabático. Se você estiver se inscrevendo depois, poderá entrar em contato de acordo com sua própria programação.

Identifique o que você deseja obter com sua experiência universitária

Um ano sabático pode ser a pausa mais produtiva da sua vida, mas, como tudo o mais, cabe a você aproveitar ao máximo sua experiência. Você quer viajar pelo mundo? Estagiar em uma organização global para avançar em sua carreira? Melhorar suas habilidades no idioma? Ter uma noção melhor de quem você é e o que deseja da vida? 

Depois de determinar seus objetivos para a próxima etapa, fica muito mais fácil descobrir onde fazer faculdade e o que estudar. Se você tem a impressão de que pode estar interessado em biologia marinha, mas não está pronto para se comprometer com uma especialização nela, obtenha essa exposição durante seu ano sabático. Viaje para a Grande Barreira de Corais, faça um estágio para um biólogo marinho ou leia alguns livros sobre o assunto. 

O que você realiza durante seu ano sabático pode diferenciá-lo de outros candidatos à faculdade. Aprimorar seu idioma, negócios e habilidades interpessoais mostra aos escritórios de admissão de faculdades que você tem a convicção, a motivação interior e a paixão necessárias para se destacar na escola. Também lhes dá uma ideia de como você pode contribuir para a comunidade deles.

Tenha suas recomendações prontas para uso

Ótimas recomendações de seus professores e conselheiros podem ser o fator que o leva direto para a pilha de aceitação. As recomendações escritas enquanto você ainda está no ensino médio tendem a ser mais descritivas e fornecem um relato mais claro de quem você é, porque você está fresco na mente do instrutor. 

Se você precisar pedir recomendações alguns anos depois do ensino médio, convém apresentar ao seu professor ou conselheiro algumas de suas realizações, interesses e projetos. 

Construa seu currículo

Um dos conselhos comuns que você ouvirá de seus professores, pais e colegas é usar seu ano sabático com sabedoria. Isso não significa que você precisa planejar cada segundo no documento Excel mais detalhado do mundo. Isso significa que depois de descansar um pouco e se recuperar do esgotamento escolar, cabe a você aproveitar ao máximo sua experiência. 

Já se foi o tempo em que seus professores ou pais podiam lembrá-lo de onde ir, o que fazer e como fazer tudo corretamente. Você está traçando seu próprio caminho; não há manual de instruções ou folha de dicas. Facilite sua vida planejando com antecedência o que você deseja fazer e realizar. Com esses objetivos em mente, será mais fácil seguir o fluxo. 

Uma vantagem de se inscrever na faculdade durante ou após o ano sabático é que você pode incluir suas novas realizações em suas inscrições. Mantenha um documento ativo do que você está fazendo, para que você possa lembrar onde estudou, qual era o nome do seu orientador de estágio e quais organizações você apoiou durante seus projetos de aprendizagem de serviço. 

Aprendizado

Tirar um ano sabático é uma das melhores decisões que você pode tomar por si mesmo. Você explorará o mundo, aprenderá como navegar por culturas novas e diferentes e fará descobertas valiosas sobre você e seu futuro.  

Pense no que você espera ganhar com seu ano sabático – o que você estudará, para onde irá, o que aprenderá? Ao fazer escolhas intencionais, você se preparará para o sucesso na aceitação da faculdade e além. 

Compartilhe este Post

Posts Relacionados