O PS é a melhor oportunidade do candidato se destacar no processo de admissão, afinal, os responsáveis pela admissão (admission tutors) tem pouco tempo para ler sua candidatura, se ele se interessar pelo PS, ele continuará com a análise.
O Personal Statement tem que respeitar o mínimo de 400 palavras e o máximo 650 palavras.
- Sempre invista no Parágrafo de abertura para capturar o interesse do admission tutor.
- Geralmente, quando não se prendem desde o início, não lêem até o final. Tente incluir algo único e memorável sobre você, as equipes de admissão recebem milhares de inscrições todos os dias, então dê-lhes motivo para lerem a sua mais de uma vez.
- Prepare-se pensando nos pontos chaves da sua redação. O que você quer que eles saibam sobre você, seja autêntico e honesto. Precisa de informações práticas e factuais, mas, partes emocionais e humanas também. Pode-se escrever desde histórias pessoais até o que você pensa sobre questões sociais e seus objetivos. É sempre importante fazer um link entre sua História e o curso que você deseja aplicar e conclua dizendo acreditar que prosseguir ( o curso) é a melhor forma de atingir seus objetivos (esclareça os objetivos).
- Seja auto reflexivo, concentre-se no conhecimento obtido a partir de uma experiência em si, a fim de transmitir a sua capacidade de aprender e crescer como pessoa. Explore as suas lutas, seus pontos fortes, mudanças e amadurecimento. Deixe o leitor entrar em sua mente e dê-lhe uma visão sobre o tipo de pessoa que você é fora de sua vida acadêmica, pois, a equipe de admissões quer entender suas motivações, sua história e sua personalidade.
- Certifique-se de revisar seu Personal Statement, pois, se você cometer erros de digitação ou gramática, as equipes de admissão não irão considerar sua aplicação.
Se quer saber mais sobre como fazer seu Personal Statement? Entre em contato conosco